
Sarcopenia: é possível prevenir a perda muscular
Sarcopenia: é possível prevenir a perda muscular
Ao contrário do que muitos pensam, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento. Ela também tem relação com alterações hormonais, sedentarismo e má alimentação.
O termo Sarcopenia vem do Grego e significa “perda de carne”, e diz respeito à diminuição da massa muscular.
Essa condição é responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade, diminuindo a capacidade de sustentação do esqueleto, o que aumenta o risco de lesões e fraturas.
Segundo a Sociedade de Geriatria e Gerontologia, a sarcopenia atinge 15% dos brasileiros a partir dos 60 anos.
Causas da sarcopenia
A perda muscular inicia-se aos 30 anos, com perda de 1 a 2 % de massa magra ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude. Mas quais são as principais causas?
Os motivos, basicamente, se relacionam a: alterações hormonais e fisiológicas; e também associadas ao sedentarismo e má alimentação.
Por isso é importantíssimo procurar um estilo de vida saudável, exercícios físicos resistidos, alimentação equilibrada com pré e pro-bióticos, rica em proteína de boa qualidade, além de sono restaurador.
Sinais de sarcopenia
- Dificuldade em realizar atividades físicas, anteriormente consideradas fáceis, como subir escada, trocar uma lâmpada e carregar malas ou compras.
- Desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, bem como ruas com desníveis e buracos.
- Quedas constantes.
É POSSÍVEL PREVENIR
Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência, ou seja, musculação. E Dieta com pelo menos 1 a 1,2 g de proteína por dia.
Em raros casos, quando a sarcopenia está em estágios mais avançados, o tratamento pode incluir também o uso de anabolizantes com acompanhamento médico.
CONTATO
(14) 3841-3347
(14) 98167-0133
(14) 98167-0128
(14) 99821-4417
luciana.salum@hotmail.com
Rua Dr Julio de Faria 420
São Manuel
© 2020 Todos os direitos reservados | Dra Luciana | Desenvolvido por USE Publicidade