
Implante hormonal: forma segura de reposição e tratamento
Implante hormonal: forma segura de reposição e tratamento
O implante hormonal é um método ou uma via utilizada para repor Testosterona, reposição hormonal na Menopausa, anticoncepcional ou uso do chamado “chip da beleza”, que na verdade é a Gestrinona. Essa substância é uma medicação com efeito no tratamento de patologias como Sangramento Uterino Disfuncional, Endometriose, Miomatose, entre outras.
Também chamados de Pellets, o implante é uma forma segura e confiável, pois facilita a rotina e evita o esquecimento. Já que outras formas de aplicar os hormônios são: pílula, gel e injeção.
O que são Implantes Hormonais?
De acordo com a literatura científica, implantes hormonais são “preparações sólidas, estéreis, de tamanho e formato adequado para implantação subcutânea e liberação das substâncias ativas ao longo de um período estendido de tempo”.
Basicamente, são combinações de polímeros com os hormônios ou outras medicações, que quando em contato com o tecido subcutâneo (ou seja, logo embaixo da pele), vão liberando os ativos, a medicação, ao longo do tempo.
Neles, podemos repor hormônios como Testosterona, Estradiol e Estriol. Conforme as pesquisas, os pellets fornecem níveis hormonais estáveis na corrente sanguínea, sem a flutuação que ocorre com os cremes, injeções ou pílulas. Outra vantagem é que não tem a primeira passagem de absorção no fígado, que aumenta a sobrecarga hepática, conversão de hormônios em metabólitos cancerígenos e inflamação. Temos os implantes absorvíveis, com duração de 4 a 6 meses, e os não absorvíveis, com duração de 12 meses.
Tipos de implantes hormonais
Existem dois tipos básicos: os que são absorvíveis pelo organismo, e os que não são. O implante hormonal absorvível tem duração de 4 a 6 meses e depende do que vai ser colocado, temos pellets de diferentes dosagens, o seu médico vai fazer o cálculo e lhe passar a duração aproximada.
Ele não precisa ser retirado, vai ser absorvido totalmente pelo corpo, e tem um risco baixo de complicações, sendo a pior complicação a extrusão (expulsão) do implante pelo seu corpo. Chega a acontecer em 5% dos casos, variando de acordo com a técnica utilizada e a qualidade do material do implante.
O implante hormonal não absorvível tem duração de 12 meses e também não precisa ser retirado, por ser composto por um material atóxico ao seu corpo – é revestido por uma haste de silicone. Mas considerando que esse implante provavelmente vai ser realizado várias outras vezes ao longo da vida, com certeza é indicado o processo de retirada dos antigos toda vez que for trocar por novos.
Com os implantes não absorvíveis, o risco de extrusão é muito menor, praticamente nulo – uma boa opção para os pouquíssimos pacientes que acabam tendo um problema com o implante absorvível.
CONTATO
(14) 3841-3347
(14) 98167-0133
(14) 98167-0128
(14) 99821-4417
luciana.salum@hotmail.com
Rua Dr Julio de Faria 420
São Manuel
© 2020 Todos os direitos reservados | Dra Luciana | Desenvolvido por USE Publicidade